Como ler um mapa topográfico

Por: Conin - 30 de Julho de 2025
Curvas de nível, símbolos e escala... Explicamos tudo para que você leia mapas topográficos como um verdadeiro profissional!
Estamos aqui para ajudar você a desvendar essa poderosa ferramenta usada por topógrafos, geólogos e aventureiros. Vamos começar pelas curvas de nível: essas linhas conectam pontos com a mesma altitude. Linhas muito próximas indicam um terreno íngreme e potencialmente perigoso.
Fique atento às linhas mestras, que são mais grossas. Quando estão mais espaçadas, sinalizam áreas planas e de fácil acesso, além de mostrar a altitude exata. Se você ver o número 100 em uma delas, significa que todos os pontos dessa linha estão a 100 metros acima do nível do mar.
Os símbolos no mapa possuem uma linguagem universal: linhas azuis representam rios e córregos, áreas verdes indicam vegetação densa, e pequenos retângulos marcam construções. Linhas que formam círculos fechados são topos de morros ou depressões. Os traços menores indicam áreas mais baixas, e as setas nos rios mostram o fluxo da água.
Agora, pegue um mapa e veja se consegue decifrar cada um desses elementos. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Entre em contato agora mesmo!
Clique no botão e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.
Entre em contato